24 dezembro 2011

Quem é Soledad Pastorutti?


Cantora, atriz e apresentadora de tevê; La Sole, como é também chamada, nasceu em 12 de outubro de 1980 (completará 31 anos) no povoado de Arequito, pertencente a província de Santa Fé na Argentina.

Sua empatia pela música folclórica nacional vem desde quando era criança, por influencia do pai que era um apaixonado pelas canções nacionais. Aos 15 anos de idade a adolescente Soledad se apresenta na “Fiesta Nacional de la Flor”, na cidade de Escobar, província de Buenos Aires. Essa atuação marca o inicio de sua carreira como cantora profissional. 

Um ano depois, em 1996, é eleita artista revelação no Festival de Cosquín e vence o prêmio “Cosquín de Oro”. Festival televisionado para toda a Argentina, a jovem Soledad surpreende a cena e o público musical. Os periódicos a chamam de “O Furacão de Arequito”. No mesmo ano assina com a gravadora Sony Music e lança seu primeiro trabalho, “Poncho al Viento”, acarretando num estouro de vendas superando a marca de 800 mil unidades em pouco tempo.

Em 1997, Soledad começa uma turnê por todos os cantos e regiões de seu país, chegando a fazer 181 shows em diferentes cidades ao redor do país. No final deste ano chega a se apresentar dez vezes no teatro Gran Rex, considerado o mais importante de Buenos Aires. Então em 1998 duplica essas apresentações em Buenos Aires e recebe uma distinção de sua gravadora por ter alcançado a venda de 1 milhão de unidades com seus dois primeiros álbuns: Poncho al Viento e La Sole. A Sony Music argentina, então, reconhece publicamente como a artista que mais vendeu em um curto período de tempo de toda a empresa, superando todos os artistas de diferentes estilos musicais ligados a companhia fonográfica. 

A partir daí, a promissora Soledad Pastorutti se consagra como uma das mais influentes cantoras nacionais, participando ativamente de festivais de música e lotando estádios de futebol. Ao longo de sua carreira já se apresentou em grande parte da América Latina, na Europa (França, Espanha), em Israel e nos Estados Unidos. Fez dueto com artistas argentinos de grande porte, como: Horácio Guarany e Mercedes Sosa.

A música de Soledad Pastorutti é calcada nos ritmos tradicionais gaúchos argentinos, a chacarera, zamba, litoralenha, valsas e tangos. Sua discografia é composta de 15 álbuns e dois dvds

Além de cantora, Soledad é atriz e participou de filmes e novelas e comanda um programa televisivo chamado folklore, dedicado a musica tradicional argentina. Participa também de uma fundação que apoia projetos de educação e ensino de música e dança. 

Soledad Pastorutti é uma artista ativa, e, com a lacuna que Mercedes Sosa deixa com a sua partida, pode, e tem potencial de ser a cantora principal dos argentinos.


06/10/2011

Um comentário:

José Paulo disse...

Rico texto locão. Poncho al viento - Espetáculo de álbum! Forte abraço!