21 dezembro 2011

O “recomeço” de Rodrigo Bauer


Recomeço é a mais recente obra publicada do poeta e letrista são-borjense Rodrigo Bauer. Nesta compilação de poesias vertem e enraízam a sua filosofia telúrica do homem do campo. Dão continuidade a sua, e de muitos, identidade do gaúcho pampeano.

Versa sobre o universal de uma forma humildemente interiorana. Fala da complexidade da vida, do tempo, de sábios homens, de rios, da realidade fantástica da existência no e para o campo, homenageia referencias humanísticas e fontes de inspiração (especialmente a chegada de seu filho, seu “grande recomeço”) Enfim, através de sua poesia intensa, reflexiva e bem trabalhada, se tem o panorama de seus pensamentos, opiniões, ideologias bem definidas de um homem no seu tempo, consciente da história do seu chão, e, acima de tudo, defensor e preocupado em propagar os ideais e valores de sua raça, sem cairmos no buraco profundo da evolução que distancia os homens de suas origens.

Aqui se encontram poemas que posteriormente foram musicados, engrandecendo ainda mais o lirismo de suas letras, como: Estória de Laços, Pasto Nativo, O Canto das Esporas Andarilhas, O Sábio do Mate, Qualquer Uma! e Pampa; uma ária em defesa de um único gaúcho: o pampeano, independente da nacionalidade. Mais uma obra que pode esclarecer um pouco mais a cultura do gaúcho.

05/08/2011

Nenhum comentário: