07 dezembro 2011

Histórias do Rock de São Borja - parte III

No dia 4 de Novembro o entrevistado foi Ildefonso Dornelles, integrante como baixista da banda são-borjense dos anos de 1960, The Bousys.

O grupo era formado por José Aragon – guitarra/vocal; Ademar Melo – guitarra solo; Sérgio Seintenfus – baterista; Luiz Antonio Fonseca (Toco) – escaleta/vocal e lldefonso Barbará Dornelles – contra-baixo/ vocal.

Em sua fala ele contou sobre o surgimento da banda; o boom dos Beatles e da Jovem Guarda nos anos 60, estilo que tiveram como influencia; o pioneirismo do The Bousys na cidade, banda que tinha os moldes calcados mais no rock and roll; além de discorrer brevemente sobre as outras bandas da cidade da época, que segundo ele eram mais de estilo de baile. 

Abaixo, trechos de sua fala: 

O surgimento 

“A banda foi criada aqui em São Borja. Nós estudávamos em Porto Alegre e morávamos aqui nas férias, compramos os instrumentos lá e chegamos a tocar e fazer ensaios lá, mas nós formamos mesmo aqui. As apresentações todas foram feitas aqui. Isso era por volta de 1967 e 1968.”

“Era a época da influencia forte dos Beatles. Nós tocávamos muitas versões de músicas dos Beatles. Nesse meio tempo também teve o surgimento do Roberto Carlos e da Jovem Guarda que no inicio gravava muitas versões de rock britânico. Nós começamos basicamente mais calcados na influencia desses grupos. Tocávamos mais as versões que já existiam do Renato e seus Blues Caps e de outras bandas brasileiras que faziam versões. Nós não tínhamos facilidade com inglês, então poucas músicas nós cantávamos em inglês. Mas a influência foi basicamente daqueles primeiros grupos, Beatles, Herman Hermiths.” 

“O nome da banda foi tirado de um dicionário. Nós abrimos o dicionário e deu como uma expressão de 'bêbados', que hoje não é mais usada, não é usual; mas nós deixamos assim”. 

A única formação dos The Bousys

O acesso 

“Aqui a gente tinha, naquela época, discos... Então nós ouvíamos e tirávamos as músicas, e íamos ensaiando. Nós trazíamos os discos mais de fora, de Porto Alegre.” 

A estreia e as procuras 

“Fizemos vários shows aqui na cidade. Nós começamos quando veio uma banda de rock da Argentina que tocou no comercial, e, então, nós fizemos a entrada. Foi a nossa estreia. Tivemos muita procura... muita solicitação. Nós chegamos a apresentar acho que uma música própria. Houve sondagens de tocar em Uruguaiana e Itaqui, mas as férias eram curtas, então acabamos ficando por aqui."

“Nós tínhamos bastante espaço aqui em São Borja pra esse tipo de música, se a gente se dedicasse teria uma agenda cheia. Se nós morássemos em São Borja, se continuássemos ensaiando e evoluindo. Havia espaço.” 

A dissolução 

“Nós tínhamos pouco tempo aqui em São Borja, por que estudávamos fora. Então só tocávamos nas férias. Depois que voltávamos para porto alegre a banda praticamente ficava parada, portanto era uma banda mais de férias. Não teve uma vida muito longa por esse detalhe.” 

“A banda durou até o momento que fizemos vestibular. Eu fui para Passo Fundo e os outros foram pra faculdades diferentes e dai dispersou o grupo, que durou uns dois anos mais ou menos.” 

O pioneirismo 

“Antes aqui em São Borja chegou a ter outras bandas, mas dai era música tipo de baile."

“Os que tinham eram esses, Os Sheiks e Os Dinâmicos; eram mais profissionais, moravam aqui e tocavam em baile e no carnaval.”

“A nossa foi uma banda focada mais no rock mesmo... Pioneira nesse aspecto. Então foi uma novidade.”

14/12/2010
Atualizado em 07/12/2011 

Nenhum comentário: