30 novembro 2008

Em busca do prestígio

Quem pensa que na fronteira do Estado não tem bandas de rock e músicos de qualidade está completamente equivocado. Existe uma cena musical que não se pode ignorar aqui na região. São Borja tem uma excelente banda e infelizmente muitos não têm conhecimento de sua existência, até porque o público que aprecia o bom e velho rock and roll é pequeno e por incrível que pareça muitas pessoas até hoje vêem o rock com maus olhos, coisa de vagabundo e inconseqüente, pasmem! Nem é preciso comentar o poder mudança que o rock é capaz de cometer.

Refiro-me à Monotape, banda de músicos de grandes capacidades. Diego Mello (vocal); Alex Lemos (guitarra); Cristian Aquino (baixo) e Everton Freedom (bateria) fazem um som exemplar e original.

A banda possui quatro músicas próprias gravadas com a produção de Otávio Moura da banda Dublê. As letras têm conteúdo e são de cunho romântico, mas isso não tem problema algum, desde que sejam bem tocadas. Rotulam a banda erroneamente de “emo”. Eles passam longe disso, é só vê-los ao vivo para mudarem de opinião. Os versos tratam de desilusões amorosas... Experiências maduras, e não aquela choradeira exagerada dos adolescentes que se definem como tais..

Com uma presença de palco descontraída, eles sabem fazer um show animado, com a competência de fazer até aquele velhinho ranzinza que está sentado no pátio de sua casa prestar atenção. A voz de Diego é forte e marcante, sua apresentação em cima do palco dá uma pitada de atitude na banda. Além de não decepcionarem em suas músicas, eles tocam com primazia “covers” de bandas gaúchas. Cara de vilão da banda Cartolas é tocada perfeitamente em seus ensaios ocorridos numa peça minúscula na casa do baterista.

Silêncio e Alguns segundos são aqueles hits que podem tocar em qualquer programa de rádio decente. No mar e Somente o tempo, são baladas acústicas de um lirismo impressionante.

A monotape, assim como todas as bandas do interior com potencial, sofre a dificuldade da distância da capital e dos grandes centros. “Divulgamos ao máximo em todas as possibilidades na internet, mas não sabemos a real dimensão do reconhecimento da banda. Nunca imaginamos a nossa música tocar na rádio Pop Rock, aos poucos estamos aparecendo”, comemora Cristian Aquino, o baixista.

“Com muito amor, cerveja e arte! Unindo forças de diversas influências a banda procura explorar em todos os sentidos a expressão, simplicidade e inspiração nas pequenas coisas da vida”. Esse é o texto de apresentação da banda em diversos sites de divulgação de bandas independentes na web.

Uma proposta de uma gravadora independente de São Paulo chegou, é uma grande oportunidade de lançar um álbum. A banda merece fazer sucesso. Recomendo.

Nenhum comentário: