03 novembro 2008

Domingo de troca de lideranças

No dia em que Felipe Massa perdeu o campeonato mundial da fórmula 1 por uma ultrapassagem, o Grêmio deixou de liderar o campeonato brasileiro depois de estar a frente na maior parte da competição, em um jogo sofrido em Porto Alegre, contra o Figueirense. Portanto, caiu da primeira posição para o terceiro lugar. Correndo o risco, a partir de hoje, de ficar fora das quatro vagas para a libertadores.

Novamente o time foi surpreendido logo no começo do jogo, levando um gol aos sete minutos de partida, em mais uma desatenção da zaga. Num reboliço na área do time mandante a bola sobrou e Felipe Mattione, lateral da equipe, pareceu se esquivar da bola que sobrou livre para o atacante Marquinhos, do Figueirense, chutar forte de fora da área e balançar as redes.

O Grêmio sentiu o baque, mas não esmoreceu e foi para cima a procura do empate. Pressionou todo o primeiro tempo. O gol veio depois de muito esforço aos 46 min da primeira etapa. Em uma confusão na área, Reinaldo, no rebote, empurrou com raiva para dentro do gol, para a euforia dos gremistas.

O primeiro tempo acabou, e a esperança dos torcedores do tricolor gaúcho de virar o jogo vigorava. A vitória era certa. O Grêmio jogava com vontade, da mesma forma que enfrentou o Caxias ano passado, quando precisava ganhar de quatro gols de diferença para se classificar. Mas o gol não vinha.

O Grêmio tentou, tentou, insistiu, teve chances claras de gol, porém a bola não entrava de jeito nenhum. Atacando incessantemente esqueceram-se do cuidado com a defesa e por pouco, não levaram o segundo em dois lances de contra-ataque do Figueirense. O time visitante não jogou, teve a sorte de, em um chute, aproveitar e fazer o seu gol. Quem jogou mesmo foi o Grêmio, correndo atrás do resultado. Que não veio. È aqueles dias que não é para ser. Poderia jogar mais quarenta e cinco minutos que não faria o gol. Faltou o principal fator: a finalização do ataque. Porque somente comandar não ganha jogo.

Agora o Grêmio tem poucas chances de ganhar o título, pois o São Paulo vem embalado. Acabou conquistando justamente a liderança do certame, nesta rodada, ganhando do colorado. Agora é enfrentar de cabeça erguida e confiante a pedreira do Palmeiras no Palestra Itália, time este que ocupa a segunda posição e segue vivo pelo título. Quem sabe não está reservado algo melhor para o tricolor dos Pampas. Ganhar sem dificuldades não é para o Grêmio. A história ratifica isso.

Os amantes e estudiosos do futebol agradecem. Nunca se teve um campeonato tão imprevisível e disputado como esse.

Nenhum comentário: