07 maio 2012

Dot Hacker: mais do que um simples projeto, espero



Poucas novidades na música atual me suscitam o encantamento e o ato da escrita. Dot Hacker é uma delas. A estreia da banda do mais novo chili pepper, Josh Klinghoffer, merece atenção. Além deste, na guitarra e no vocal, completam a equipe, Clint Walsh (também na guitarra, nos teclados e nos vocais de apoio), Jonathan Hischke (no baixo) e Eric Gardner (na bateria).

Na ânsia de montarem uma banda própria e deixarem de atuar como coadjuvantes de artistas estabilizados, como Gnarls barckley (Walsh), Charlotte Gainsbourg, The Motels (Gardner) e El Nuevo Grupo de Omar Rodriguez-Lopez (Hischke); estes músicos tiveram a felicidade de criarem o Dot Hacker, no ano de 2008. Neste mesmo ano começaram a produzir o álbum, nos intervalos dos compromissos musicais de cada um.  Porém, a banda foi deixada em segundo plano por conta desses trabalhos com outros artistas. Então a vida do Josh Klinghoffer muda completamente com a sua entrada no Chili Peppers. Daí sim que a parceria entraria num hiato. Por dois anos o processo de gravação ficou parado. Somente agora o álbum foi lançado. Felizmente.

A banda apresenta um conceito bem experimental, muitos ruídos que se entrelaçam, uso de ferramentas da musica eletrônica, sintetizadores e efeitos sombrios. A voz sensível de Josh contribui para essa sensação suave. 

Inhibition é uma obra intimista e viajante. Sonoridades não óbvias e calmas ao ouvido. Um trabalho original e agradável, de músicos maduros e criativos. Nem parece uma parceria recente, e sim, de anos de estrada, acostumada em tocar e conviver musicalmente juntos.

É difícil de descrever semelhanças musicais que a banda apresenta em seu som. Em alguns momentos lembra The Mars Volta. Enfim, o melhor que você fará é apagar a luz e ouvir atentamente esse álbum. É de muita qualidade e sua escuta proporciona uma sensação gratificante. Para os que gostam de uma novidade que valha a pena, é claro.

Com esse trabalho se torna evidente que Josh Klinghoffer é mais do que um mero substituto do Frusciante. Os Chili Peppers acertaram em cheio na escolha. Nesse trabalho ele mostra que é um ótimo músico e muito criativo. Junto com os outros integrantes, igualmente de primeira categoria, Dot Hacker tem tudo pra fazer sucesso.

A banda promete que fará shows nas folgas de suas bandas. Tomara. Já fez algumas apresentações em Los Angeles e abriu uma apresentação do Jane’s Addiction.

Uma das melhores surpresas que tive até agora, nesse 2012.

Abaixo algumas músicas:






Nenhum comentário: