02 junho 2014

De La Tierra: metal feito com identidade


Quem sente encanto pelo Heavy Metal seguramente aprendeu a gostá-lo por instituições como o BLACK SABBATH, JUDAS PRIEST e IRON MAIDEN.  Passou por outros da espécie: de MOTORHEAD à METALLICA e SEPULTURA à PANTERA.  Ou até por sons mais brutais em bandas como DEATH e KRISIUN (orgulho dos metaleiros gaúchos).

Mas esse gênero sempre chegou até nós na língua inglesa. O Brasil teve um boom do estilo no final dos anos 1980 e começo dos 1990 com os sucessos de Sepultura e ANGRA além-mar. A maioria das bandas então queria cantar somente em inglês, com o sonho de estourarem no exterior. Com o passar dessas décadas o movimento foi se silenciando. Hoje a cena vem se fortalecendo no país com a ajuda da divulgação pelas mídias digitais. Existem promessas muito fortes nessa nova safra do metal tupiniquim, como JACKDEVIL, VIOLATOR, NERVOSA e SHADOWSIDE. Mas adivinhem! Ainda em inglês. São poucas as bandas de metal daqui que escrevem em português.

Então foi preciso que um grupo de músicos experientes surgisse para mostrar como se faz e como se valoriza a nossa língua portuguesa e a espanhola dos nossos vizinhos. Afinal, se o RAMMSTEIN faz sucesso mundial cantando em alemão, porque uma banda brasileira, argentina ou uruguaia não pode alcançar a fama com a sua língua nativa?

O quarteto DE LA TIERRA nasceu para abrir esse caminho. E tem tudo para conseguir. O grupo é um multiétnico formado por dois argentinos, um brasileiro e um com múltiplas nacionalidades; cubano, colombiano e americano.

Trata-se de um encontro de artistas de diferentes escolas. Do mais pesado ao mais pop. Os donos do projeto são: os argentinos Andrés Giménez (A.N.I.M.A.L), nos vocais e na guitarra rítmica; Sr. Flavio (LOS FABULOSOS CADILLACS), no baixo; o multicidadão Alex “El Animal” González (MANÁ), na bateria; e nosso Andreas Kisser (SEPULTURA), também nos vocais e na guitarra.

O projeto não foi invenção de um produtor caça-níquel de uma grande gravadora. São músicos que tem o prazer de simplesmente tocar e criar. Com uma proposta inovadora e oportuna: colocar em prática, em letras reflexivas, suas consonâncias sociais e culturais; suas raízes tão semelhantes.

De La Tierra apareceu para aproximar nós brasileiros e fronteiriços do Heavy Metal de uma forma mais palpável. Não é por mera forma estética que usam o portunhol nas músicas. É para entendermos melhor nosso território latino.

A sonoridade dispensa digressões. Metal forte em sua essência - sem aparatos tecnológicos -, criativo, e com um groove e riffs de bater cabeça.

 DE LA TIERRA

Álbuns de Estúdio:
De La Tierra (2014, Roadrunner Records)

Singles:
Maldita Historia
San Asesino

Site:
http://delatierramusic.com/


Nenhum comentário: