05 abril 2009

Luto! Uma perda e tanto

A morte. Um dia ela chega. Essa é a única certeza que temos na vida. Torcemos para que ela demore em dar as caras. Que ela apareça quando estamos velhinhos, sem forças e já exaustos. Desejamos que seja indolor e natural. Na tranqüilidade do sono. Simplesmente com o coração parando de palpitar sem sentirmos que estamos partindo.

Mas, infelizmente, a morte insiste em aparecer da pior maneira. Em forma de acidentes, tragédias dos mais dolorosos tipos. Na juventude, interrompendo no caminho, o que poderia ser uma longa trajetória de vivencia e bondade. Pais enterrando filhos é desumano. O sofrimento é imensurável.

É quase insuportável quando o óbito vem aos poucos, por doença. Nesse caso observamos a morte se instaurar na pessoa e a dissecar dia após dia, hora após hora. O corpo perde a carne e se transforma em pele e osso. Esse é o semblante, arrepiante, da morte. E, apesar de dificultoso, devemos enfrentá-la. Não tem saída. È a lei da vida. Somos mortais e vamos para outra dimensão. Melhor, espero.

Agnósticos pensam que somos como uma pilha. Acaba e pronto. Digo que tudo depende de como se encara a existência. O nosso destino a crença traça. O pensamento, a fé individual que vai dizer se a morte existe ou não. Se ela é apenas material ou também espiritual.

A triste realidade é que se perde a convivência com a pessoa para o resto dessa vida. Porém uma coisa nos conforta: o reencontro dela com os antepassados. Passarão a coexistir novamente.

Por mais que se presuma a hora derradeira, no momento demoramos á acreditar. Ficamos sem ação. Sentimos aquela sensação de aperto no céu da boca e vertemos lágrimas de tristeza e paixão. O que resta, então, é desejar uma boa viajem e agradecer os ensinamentos deixados pela pessoa. Crescemos com isso. Como disse Nietzsche: "Tudo aquilo que não nos mata, nos torna mais fortes".

Vai bem vó! Folgazona e forte como sempre foi. Exemplo de mulher! Obrigado por tudo! Fará muito falta.

2 comentários:

victor messina disse...

Eu sinto muito meu irmão, que deus te de forças pra levantar a cabeça e seguir em frente este teu caminho cheio de alegrias, sabemos que isso faz parte da vida, mas é assim mesmo!!! Te amo muito cara, tu sabe que to contigo sempre, FORÇA.CHUCO

Juliana disse...

Mano!!Fiquei mto sensibilizada ao ler este texto,mto bonito e verdadeiro, descreve realmente o que sinto tb.Vamos sentir mta falta da nossa vózinha alegre,brincalhona e engraçada mas sinto que ela está bem e olhando por nós onde estiver juntamente com o vô. Te amooo!!!